terça-feira, 5 de abril de 2011

FUZZ R-VIII C.C.D.B.

 Quem é que não gosta de uma boa distorção na guitarra ?
 Se voce nunca ouviu falar em C.C.D.B. comece já sua pesquisa atrás deste gênio das ondas sonoras. :
Cláudio Cesar Dias Baptista
 Mas se voce já o conhece ,te convido a fazer um "Remember "  pelo delicioso som do pedal FUZZ que ele publicou na revista Nova Eletrônica 5, de julho de 1977..
Eu tive o prazer de montar este pedal e constatei pessoalmente a beleza do som distorcido a lá "Born to be wild"  que ele produziu com apenas dois transistor BC 109 para o conjunto Mutantes, na verdade a primeira parte do artigo sobre o pedal , que é a teoria, começa na revista 4.
Estou meio sem tempo agora mas em breve postarei os detalhes da montagem deste pedal que marcou uma época.


Nova Eletrônica 4

PCI do pedal fuzz.



Esquema  do pedal FUZZ R-VIII.

domingo, 3 de abril de 2011

A evolução das montagens eletrônicas.

Parece estranho alguém ainda se deslumbrar com as novas técnologias que nos são mostradas todos os dias no mundo da eletrônica , mas eu ainda sou um " hobista a moda antiga "que fico fascinado quando consigo gravar um novo software dentro de um destes " bichinhos " microcontroladores que infestam o mundo atual da eletrônica.
Talvez o pessoal mais jovem nâo saibam, e nem tem culpa disso , mas o fato é que antigamente , na minha época de iniciante na eletrônica as coisas traziam mais desafios , em que uma simples consulta de um certo tipo de componente levava horas ou talvez dias , não tinhamos o " google " como hoje em dia , mas sim vontade de procurar em revistas e ou  livros , trocar idéias com um amigo da escola ou ainda especular na loja de componentes mais próxima , ou quem sabe com aquele vizinho que " manjava " de valvulas.
Mas toda essa dificuldade acabava por dar mais motivação ainda de querer chegar ao resultado final do tão aguardado desfecho de uma simples montagem feita em uma chuvosa tarde de domingo.
Toda aquela andança atrás de um determinado transistor , a dificuldade de obtenção e os preços nada camaradas , juntar toda a tralha na bancada e soldar tudo naquelas pontes de terminais , É eu disse ponte de terminais , pois o PCB ou ainda PCI ou seja "a famosa plaquinha " era coisa prá poucos , nem mesmo as revistaa da época se arriscavam a editar o lay-out em suas pagínas sabendo da dificuldade que o leitor encontraria em desenvolver tal montagem;. 

Antenna edição de novembro de 1977,pioneira em pcb's.
 
Observe no quanto inferior direito da figura acima o transistor darlington ! pois é ! éra um daqueles transistores dificeis de achar e caros
                                                        Montagem em ponte de terminais " teia de aranha ".

Naquele tempo, tinhamos três boas publicações de eletrônica , as revistas : Saber Eletrônica , Nova Eletrônica e Antena . Tenho alguns exemplares destas guardados até hoje e que de vez enquando as releio em busca de alguma informação técnica ou duvida., outro dia por exemplo achei na web um voltimetro digital com display de leds usando o circuito integrado 7107, e não é que achei informações deste C.I. em uma revista de julho de 1978 onde pude comparar alguns aspéctos de funcionamento do cicuito que havia achado na web,veja abaixo a revista e a montagem atual que achei na internet.

Abaixo fotos do voltimetro digital que montei.
Os detalhes do projeto do voltimetro estão no link abaixo: 



 Esquema do Voltimetro digital.


Percebi que o projeto do voltimetro que achei na  internet ainda hoje utiliza o ci 7107 a diferença está em realizar está montagem hoje ou em 1978 conforme detalhes da revista Nova Eletrônica , como éra dificil achar este " 7107 " e o precinho hein ?. pois é ! mas ainda bem que estamos em 2011 e o gostinho de montar o cicuito e o aprendizado que se obtém ainda são os mesmos.