quinta-feira, 31 de março de 2011

LC METER DIGITAL

A foto acima exibe um LC METER que montei usando um PIC 16F628.
Ele é alimentado por uma bateria de 9Vcc e tem display LCD 16x1,o botão verde ao lado serve para calibrar,a chave alavanca abaixo faz a seleção para medidas de Indutores ou capacitores.
Coloquei um borne do tipo usado em caixas de som para colocar o componente a ser testado.
A precisão do aparelho é muito boa,veja nas fotos testes realizados em um capacitor de polyester e em um indutor..
Efetuando medida de indutância.
Efetuando medida de capacitância.


link do projeto
http://ironbark.bendigo.latrobe.edu.au/~rice/lc/index2.html 


Esquema do LC-METER.


Para a gravação do software no PIC construi o gravador  multi-pic programmer que achei no link abaixo:
E o software utilizado para a gravação do pic foi o IC-PROG que instalei no Ruindows XP e também no Ruindows 98,em ambos funcionou perfeitamente.
Abaixo uma foto de como ficou o meu Multi-Pic Programmer.
Multi-Pic Programmer.


3 comentários:

  1. Tópico muito bom, só quem conhece pode editar com tanta propriedade!
    É importante ter bons lutadores como aliados!!!

    Fábio Martins
    www.falber.net

    ResponderExcluir
  2. Olá Fabio.
    Foi muito gentil e importante para mim o seu elogio,obrigado.
    Também te considero um aliado,do qual tenho muita admiração,conheço sua luta na área da engenharia
    elétrica e tenho muito ainda para aprender com vc.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, não sou expert, mas estou aprendendo com estes artigos, obrigado

    ResponderExcluir