quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

...FONTE AJUSTÁVEL 0 á 30 VCC ..


Há algum tempo atrás montei uma fonte de 0 á 30Vcc para uso geral em minha bancada,ela funcionou bem por muitos anos,porém ,recentemente ela sofreu uma sobrecarga e abriu o bico,então eu me vi na seguinte situação: 
- faço o reparo necessário e continuo a usa-la ou ,começo do zero e faço uma com novas tecnologias ?
Pois bem,nem uma nem outra,reparei a minha fonte defeituosa,e passei a construir outra nova ,sendo que esta última foi a resposável por este post.
O projeto seria uma fonte ajustavel (ou variavel como prefere algums) de 0 a 30 VCC e com capacidade para pelo menos 5A com limite de corrente ajustavel ,incluindo um mostrador ( Display LCD) de valores de Tensão e Corrente.
Achei na web este esquema muito interessante o qual adicionei algumas alterações,veja abaixo o link e o esquema e o PCB originais. : http://www.electronics-lab.com/projects/power/001/index.html
Minha placa ficou assim:
Minha placa com os componentes ficou assim: 


Observe o dissipador no transistor drive Q2.
Lembre-se que voce pode clicar nas fotos para ampliá-las.


Veja que o transistor de potência Q4 é um 2n3055, eu adicionei outro 2n3055 em paralelo à Q4 e ambos acondicionados em um bom dissipador de calor. confira na foto abaixo:





Também coloquei um potenciometro a mais para fazer o ajuste fino de tensão e um led indicador de "ligado".
Usei o volt-amperimetro com arduino para as indicações de tensão e corrente no painel LCD. 
   Voltimetro Amperimetro em funcionamento.

Caixa com a furação do painel.
Na foto abaixo veja como ficou a furação do gabinete da fonte:
Veja no detalhe o artifício usado para a fixação do display lcd no painel frontal:
Não existem furos para fixar o LCD display.

Como se vê ,eu colei os parafusos na parte interna com cola instantânea super bonder,primeiro limpei bem o local , e lixei , e depois coloquei os parafusos presos ao display de lcd para que ficassem dispostos corretamente, e com um pequeno peso sobre o display deixei secar e pronto.
Abaixo uma visão geral dos componentes:

34 comentários:

  1. oi silvio! estou montando este circuito tb masestou com problemas ... ja tentei varias vezes montar e desmontar mas sempre da no mesmo a saida ta dando zero e nao sei emque estou errando...eu estou achandoque e o tl081 ou talvez seria a coneccaocom o proprio voltimetro com os pinos do amplificador? eu interliguei os pinos 1e 5 e outra coisa, vc testou comcarga ou sem? sou novata em montar placas e pra um trabalho de faculdade... qualquer coisapor favor me envie no email rosanamarcelli@hotmail.com obrigada

    ResponderExcluir
  2. Cara colega roo,em primeiro lugar obrigado por visitar meu blog!
    Percebo que vc não tem muita pratica em montagens eletrônicas,pois bem aqui vão alguns conselhos:
    Verifique a placa de circuito impresso,veja se não existem curto-circuitos entre as trilhas eou falhas "trilhas abertas",use um multimetro na escala de resistência e faça testes de continuidade.
    Verifique as polaridades de componentes como diodos,capacitores eletrolíticos,leds etc...,tenha atenção na colocação e soldagem de transistores e C.I's.
    Após a soldagem o estanho deve ficar com aspecto brilhante e não opaco"solda fria".
    Minha fonte está funcionando bem com e sem cargas.
    Qualquer duvida volte a questionar OK? forte abraço e boa montagem.

    ResponderExcluir
  3. Colega gostei desta fonte . Onde voce comprou este Digital ,eleja vem pronto para instalar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc gostou da fonte,O digital que vc mencionou trata-se de um display LCD 16x2 com back light que comprei na rua Timbiras 229,região da Santa Ifigênia aqui em SP.
      Mas veja no artigo da fonte que, o display é apenas um componente do voltimetro.

      Excluir
  4. bom dia vç consegue me arrumar uma fonte digital variavel 0a30vcc 50amperes 1500w

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caro colega anônimo,no momento não estou com muito tempo para novos projetos,mas acredito que vc possa fazer algumas adaptações como por exemplo:
      -Redimencionar diodos retificadores,transistores e o transformador etc...,para suportarem tal potência.
      Se der certo arrume um jeito de disponibilizar na WEB para compartilhar com os demais interessados neste tipo de fonte.

      Excluir
    2. Acho que você pego pesado na corrente,rsrs. Mas se você quer potência no seu circuito, aconselho a você usar transformadores toroidais. Pesquise um pouco sobre eles.

      Excluir
  5. Gostei muito do teu projeto.
    Gostaria de fazer uma igual.Você poderia me enviar por
    email a lista de componentes que vc usou.
    Valeu.

    Marcos Roberto
    meu email: marcos_300985@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Como fez funcionar o volt-amperimetro com arduino ?
    Eu tenho um projeto parado a um ano por causa de programação.Pode me ajudar?


    ResponderExcluir
  7. Olá Silvio.

    Primeiro que parabenizá-lo pelo magnifico projeto, realmente ficou muito bom!

    Silvio, você tem algum projeto/link que mostre como montar uma fonte, igual a essa sua com display e tudo, mas sem usar o arduíno? Qualquer informação que vc tiver será bem vinda.

    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  8. Olá Sílvio, me chamo Nei Jr.
    Parabéns! Ficou muito bonita! Podia postar um vídeo no youtube dela funcionando seria muito bom mesmo.
    Posta a lista de componentes e a mascara de componentes. Ou envia-me, por gentileza para o e-mail: cardoso.nei@gmail.com.
    Parabéns mesmo!

    ResponderExcluir
  9. Boa noite amigo!!!!!
    Gostei de sua fonte ajustável, montei uma para uso em minhas montagens, só que estou com dificuldades para conseguir o esquema com firmware para o voltímetro com LCD, na minha montagem estou usando um multímetro digital na saída.
    Teria como você me enviar o esquema com firmware do voltímetro lcd que você esta usando?

    ResponderExcluir
  10. amigo esse lcd 16x2 mais firmware voce encontra na revista mecatrônica fácil ai e só você encorporar o voltímetro na fonte e corre para o abraço

    ResponderExcluir
  11. qualquer duvida antonioewerton@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. gostei da fonte . Mas e quase impossivel identificar os companentes pois a imagem esta com pouca resolucao vc poderia me enviar uma copia do circuito por email ?, jl_neves@terra.com.br
    abs

    ResponderExcluir
  13. Olá Silvio e o pessoal da eletrônica, a tempo procuro um circuito desse, vou adquirir os componentes que falta e iniciar a fabricação, vou usar um trafo com uma potência razoável, 15v+15Ve 15amp, por isso pergunto aos senhores(as), preciso apenas dimensionar os diodos e transistor de saida (2N3055), ou necessito alterar mais algum outro componente? se alguém quiser repassar algum conhecimento ou material, evandropci@yahoo.com.br ,e parabéns Silvio pela postagem, um abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, gostaria de saber se você fez a fonte funcionar com esse trafo, pois também tenho essa dúvida. Vou usar um trafo de 24v 15amp e para tal redimensionar os diodos e transistor. Obrigado no aguardo.

      Excluir
  14. Opa Silvio, parabéns, essa fonte tua ficou dez hein! achei muito legal!, então meu caro, eu tenho uma fonte ajustavel de 1 a 15,5 V, gostaria de saber se posso instalar nela um voltimetro mostrador digital que mostre quanto de volts estou usando na saída do meu plug para meu uso, é possivel?, se sim voce pode me indicar que tipo exato de voltimetro tenho que comprar e o esquema de como ligo os fios dentro da fonte para que faça uma leitura exata e não pegue foto?!, rsrsrs, se puder me ajudar agradeço muito! meu email é: rolefran@gmail.com, meu nome é Ronaldo, abraço ae!

    ResponderExcluir
  15. Meu amigo, boa noite.
    apesar de só ter visto sua montagem, agora, achei muito interessante e gostaria de saber, se o link que colocou, o desenho da placa PCI já está na medida certa, ou terei que criar? estou com muita urgência para montar uma fonte e gostei muito da sua montagem. um abraçao. Gilmar
    se puder me enviar mais alguma coisa, meu email:gilmardeorce@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Olá Silvio! Gostei do seu blog e do projeto da fonte!
    Tenho algumas dúvidas, pois sou iniciante em montagens: Gostaria de saber se vc fez as mudanças também no circuito, se não, como eu faço a ligação do segundo potenciômetro, do led, e do transistor de saída em paralelo? Como é feita aquela mudança para proteção na face das soldas da pci (aqueles diodos e resistores acrescentados)? A plaquinha de alimentação para o display tem circuito e pcb prontos ou é do tipo kit para se comprar? e como se liga ela? Se puder me ajudar, meu email: jrcdias03@gmail.com
    Parabéns pela disposição em compartilhar!
    Grande Abraço a todos,
    Junior

    ResponderExcluir
  17. quanto pra vc fazer uma desta pra mim
    fone 87 996652266

    ResponderExcluir
  18. Silvio, vi no site original do projeto que alguém disse, na parte de feedback, que os amplificadores tl081 iriam queimar, pois a tensão em cima deles é maior do que poderiam suportar, eu ia fazer esse projeto mas fiquei inseguro, não sei qual é versão final do esquemático, tiveste algum problema com isso? Estou muito interessado em fazer esta fonte. E para alimentar o arduino, como fizeste?

    ResponderExcluir
  19. Olá amigo, Montei essa fonte, funcionou bem, só não entendi pra que serve esse led no meio da placa, me explica? Obrigado por disponibilizar o projeto.

    ResponderExcluir
  20. Caro Amigo Estou Montando Esta Fonte Tambem Queria Saber Quais Peças Voce Colocou A Mais E Min Passa A Lista Das Peças

    ResponderExcluir
  21. Olá Silvio, adoro esse tipo de montagem. Gostei muito do seu blog e já comprei os componentes para montar essa fonte. Só que vendo os comentários no link original fiquei com algumas dúvidas como alguns colegas também mencionaram. Uma delas é sobre o TL081 não aguentar a tensão de alimentação. Você montou usando o regulador 7809 e o zenner de 18v ou não?

    ResponderExcluir
  22. ola silvio, gostaria de saber se voce poderia informar qual tamanho das pcb para que possa começar a fazer a placa e tb se voce tem alguma lista de componentes com as mudanças que voce fez

    ResponderExcluir
  23. Boa noite silvio. Parabens pelo projeto
    Gostaria de pedir o esquema completo dessa fonte . A imagens que esta no seu blog esta meio borrada e nao da pra enxergar muito os nomes dos componentes.
    Poderia me enviar por email
    rogeriogomes810@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Muito bom o seu projeto.
    Por um acaso você não poderia me disponibilizar o PCB que você usou?
    e-mail: tsurugi.kidy@gmail.com
    Grato dez de já.

    Continue com os projetos ta top.

    ResponderExcluir
  25. bom dia amigo poderia disponibilizar a lista de materiais usados para eu confeccionar uma dessa pra mim e se possível mais detalhes da montagem dos circuitos obrigado karlinhos2002@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. bom dia vi e revi tudo pode me enviar esquema modificado e lista de componentes
    para antoniocoopalme@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. Olá a todos,a minha só acende o led mais está com 0 vots na saída já revi as trilhas mais até agora nada,alguém sabe oq faser?

    ResponderExcluir