quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

...FONTE AJUSTÁVEL 0 á 30 VCC ..


Há algum tempo atrás montei uma fonte de 0 á 30Vcc para uso geral em minha bancada,ela funcionou bem por muitos anos,porém ,recentemente ela sofreu uma sobrecarga e abriu o bico,então eu me vi na seguinte situação: 
- faço o reparo necessário e continuo a usa-la ou ,começo do zero e faço uma com novas tecnologias ?
Pois bem,nem uma nem outra,reparei a minha fonte defeituosa,e passei a construir outra nova ,sendo que esta última foi a resposável por este post.
O projeto seria uma fonte ajustavel (ou variavel como prefere algums) de 0 a 30 VCC e com capacidade para pelo menos 5A com limite de corrente ajustavel ,incluindo um mostrador ( Display LCD) de valores de Tensão e Corrente.
Achei na web este esquema muito interessante o qual adicionei algumas alterações,veja abaixo o link e o esquema e o PCB originais. : http://www.electronics-lab.com/projects/power/001/index.html
Minha placa ficou assim:
Minha placa com os componentes ficou assim: 


Observe o dissipador no transistor drive Q2.
Lembre-se que voce pode clicar nas fotos para ampliá-las.


Veja que o transistor de potência Q4 é um 2n3055, eu adicionei outro 2n3055 em paralelo à Q4 e ambos acondicionados em um bom dissipador de calor. confira na foto abaixo:





Também coloquei um potenciometro a mais para fazer o ajuste fino de tensão e um led indicador de "ligado".
Usei o volt-amperimetro com arduino para as indicações de tensão e corrente no painel LCD. 
   Voltimetro Amperimetro em funcionamento.

Caixa com a furação do painel.
Na foto abaixo veja como ficou a furação do gabinete da fonte:
Veja no detalhe o artifício usado para a fixação do display lcd no painel frontal:
Não existem furos para fixar o LCD display.

Como se vê ,eu colei os parafusos na parte interna com cola instantânea super bonder,primeiro limpei bem o local , e lixei , e depois coloquei os parafusos presos ao display de lcd para que ficassem dispostos corretamente, e com um pequeno peso sobre o display deixei secar e pronto.
Abaixo uma visão geral dos componentes:

domingo, 24 de julho de 2011

Música e Eletrônica caminham juntas.

A eletrônica sempre trouxe novidades para os acordes então resolvi abrir um espaço para falar sobre a música em especial a guitarra e o rock ,pois este é o instrumento que a meu ver traz consigo a fúria e as vezes a leveza que tentamos demonstrar para o mundo ao nosso redor no decorrer de nossas vidas.
E voce deve estar se perguntando,Onde é que entra a eletrônica nesta coisa toda?
Sei que não sou o dono da verdade absoluta,mais estou apenas dando meu parecer!
Quando um gênio encontra ferramentas para ampliar suas criações a humanidade dá um passo à frente na evolução,sendo assim , quando Jimi Hendrix (maior guitarrista de todos os tempos) encontrou um maluco que fabricava umas "caixinhas malucas" cheia de transistores e que deformavam o som que saia ainda puro pelo captador da guitarra e injetava em um belo amplificador  valvulado dando asas a imaginação dele, isso foi uma revolução na maneira de tocar aquele instrumento, os outros músicos daquela época nunca mais iriam tocar sem tentar aproveitar alguma coisa que Hendrix havia ensinado "com um pouco de ajuda da eletronica" .
Agora talvez eu tenha conseguido passar um pouco sobre  porque  acho que a música e a eletrônica caminham juntas.

O Mestre e as caixinhas malucas.

terça-feira, 5 de abril de 2011

FUZZ R-VIII C.C.D.B.

 Quem é que não gosta de uma boa distorção na guitarra ?
 Se voce nunca ouviu falar em C.C.D.B. comece já sua pesquisa atrás deste gênio das ondas sonoras. :
Cláudio Cesar Dias Baptista
 Mas se voce já o conhece ,te convido a fazer um "Remember "  pelo delicioso som do pedal FUZZ que ele publicou na revista Nova Eletrônica 5, de julho de 1977..
Eu tive o prazer de montar este pedal e constatei pessoalmente a beleza do som distorcido a lá "Born to be wild"  que ele produziu com apenas dois transistor BC 109 para o conjunto Mutantes, na verdade a primeira parte do artigo sobre o pedal , que é a teoria, começa na revista 4.
Estou meio sem tempo agora mas em breve postarei os detalhes da montagem deste pedal que marcou uma época.


Nova Eletrônica 4

PCI do pedal fuzz.



Esquema  do pedal FUZZ R-VIII.

domingo, 3 de abril de 2011

A evolução das montagens eletrônicas.

Parece estranho alguém ainda se deslumbrar com as novas técnologias que nos são mostradas todos os dias no mundo da eletrônica , mas eu ainda sou um " hobista a moda antiga "que fico fascinado quando consigo gravar um novo software dentro de um destes " bichinhos " microcontroladores que infestam o mundo atual da eletrônica.
Talvez o pessoal mais jovem nâo saibam, e nem tem culpa disso , mas o fato é que antigamente , na minha época de iniciante na eletrônica as coisas traziam mais desafios , em que uma simples consulta de um certo tipo de componente levava horas ou talvez dias , não tinhamos o " google " como hoje em dia , mas sim vontade de procurar em revistas e ou  livros , trocar idéias com um amigo da escola ou ainda especular na loja de componentes mais próxima , ou quem sabe com aquele vizinho que " manjava " de valvulas.
Mas toda essa dificuldade acabava por dar mais motivação ainda de querer chegar ao resultado final do tão aguardado desfecho de uma simples montagem feita em uma chuvosa tarde de domingo.
Toda aquela andança atrás de um determinado transistor , a dificuldade de obtenção e os preços nada camaradas , juntar toda a tralha na bancada e soldar tudo naquelas pontes de terminais , É eu disse ponte de terminais , pois o PCB ou ainda PCI ou seja "a famosa plaquinha " era coisa prá poucos , nem mesmo as revistaa da época se arriscavam a editar o lay-out em suas pagínas sabendo da dificuldade que o leitor encontraria em desenvolver tal montagem;. 

Antenna edição de novembro de 1977,pioneira em pcb's.
 
Observe no quanto inferior direito da figura acima o transistor darlington ! pois é ! éra um daqueles transistores dificeis de achar e caros
                                                        Montagem em ponte de terminais " teia de aranha ".

Naquele tempo, tinhamos três boas publicações de eletrônica , as revistas : Saber Eletrônica , Nova Eletrônica e Antena . Tenho alguns exemplares destas guardados até hoje e que de vez enquando as releio em busca de alguma informação técnica ou duvida., outro dia por exemplo achei na web um voltimetro digital com display de leds usando o circuito integrado 7107, e não é que achei informações deste C.I. em uma revista de julho de 1978 onde pude comparar alguns aspéctos de funcionamento do cicuito que havia achado na web,veja abaixo a revista e a montagem atual que achei na internet.

Abaixo fotos do voltimetro digital que montei.
Os detalhes do projeto do voltimetro estão no link abaixo: 



 Esquema do Voltimetro digital.


Percebi que o projeto do voltimetro que achei na  internet ainda hoje utiliza o ci 7107 a diferença está em realizar está montagem hoje ou em 1978 conforme detalhes da revista Nova Eletrônica , como éra dificil achar este " 7107 " e o precinho hein ?. pois é ! mas ainda bem que estamos em 2011 e o gostinho de montar o cicuito e o aprendizado que se obtém ainda são os mesmos.





quinta-feira, 31 de março de 2011

LC METER DIGITAL

A foto acima exibe um LC METER que montei usando um PIC 16F628.
Ele é alimentado por uma bateria de 9Vcc e tem display LCD 16x1,o botão verde ao lado serve para calibrar,a chave alavanca abaixo faz a seleção para medidas de Indutores ou capacitores.
Coloquei um borne do tipo usado em caixas de som para colocar o componente a ser testado.
A precisão do aparelho é muito boa,veja nas fotos testes realizados em um capacitor de polyester e em um indutor..
Efetuando medida de indutância.
Efetuando medida de capacitância.


link do projeto
http://ironbark.bendigo.latrobe.edu.au/~rice/lc/index2.html 


Esquema do LC-METER.


Para a gravação do software no PIC construi o gravador  multi-pic programmer que achei no link abaixo:
E o software utilizado para a gravação do pic foi o IC-PROG que instalei no Ruindows XP e também no Ruindows 98,em ambos funcionou perfeitamente.
Abaixo uma foto de como ficou o meu Multi-Pic Programmer.
Multi-Pic Programmer.


sábado, 5 de março de 2011

Volt-Amperimetro com arduino

A sequencia de fotos abaixo exibe a montagem de um voltimetro amperimetro com display lcd utilizando um Arduino Severino "ATmega8 ",Aliás o severino não funcionou totalmente,pois tive que adaptar um ci MAX 232 para conseguir a comunicação serial com meu computador para efetuar a gravação do software com o Atmega 8,já o Volt-Amperimetro a montagem que foi feita com referencia ao blog rexpirando,abaixo está o link do arduino severino.
 
Severino sem o chip do atemga8/16.




Severino com adaptação usando o c.i. MAX 232 para a comunicação serial.


Esquema eletrônico da adaptação com o MAX 232.

O circuito do Volt-Amperimetro  funcionou muito bem,porém achei o pcb é muito dificíl de ser confeccionado devido as trilhas serem muito finas ,mesmo usando o (press-n-peel) que é aquela folha azul para impressora laser, e o display LCD que comprei é incompativél com o posicionamento  dos terminais do pcb original ,mas estou desenvolvendo um novo lay-out para o pcb.
Em breve postarei todas as dicas para a montagem.
Abaixo o link do blog REXPIRANDO


PCB original.


Display LCD conectado no pcb.

O display LCD ficou desalinhado devido a não compatibilidade dos pinos com a placa.

A ligação do Catodo e Anodo do LCD foi foram feitas com fios.

-
Pequeno ensaio do Volt-Amperimetro.